segunda-feira, 29 de outubro de 2012

É hora da Fifa agir

A anulação do gol do atacante Barcos do Palmeiras no jogo de sábado contra o Internacional em Porto Alegre reacende a discussão do uso da tecnologia no futebol.

Já passou da hora da Fifa regularizar o uso das modernas tecnologias para atualizar o futebol. O esporte não pode simplesmente ignorar tudo que existe hoje em dia com o discurso que é preciso manter a essência do futebol e que a discussão, a dúvida, a reclamação com a arbitragem faz parte da cultura e é o que deixa o futebol apaixonante. Isso é balela e discurso de quem não quer agir para o bem do esporte.

Não haveria discussão e polêmica nenhuma no lance do Beira-Rio se a Fifa já tivesse regulamentado o uso de imagens em lances duvidosos que podem decidir o rumo de uma partida.

É uma coisa simples e totalmente viável com a tecnologia que temos hoje. É só ver o que acontece no tênis, na NBA e agora no vôlei também. A colocação de um chip na bola para verificar se ela entrou ou não já é um avanço. Mas ainda é tímido e não resolve muitas questões.

O gol do Palmeiras foi irregular e os jogadores do Verdão deveriam ter a ombridade de reconhecer que eles tentaram e contiuam tentando ludibriar o árbitro, o adversário e todos que gostam do futebol.

Mas se o lance foi anulado após uma consulta as imagens também não é legal. Já que isso não é permitido pelas ultrapassadas regras do futebol. É uma regra imoral tentando legalizar um gol ilegal. Difícil de entender né.

Passou da hora da Fifa agir. O futebol não pode mais ficar a margem da tecnologia como se ainda vivessemos no século 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário