quinta-feira, 14 de abril de 2011

Copa sem avião


O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), orgão do governo federal, subordinado ao gabinete da Presidência da República, divulgou no seu último relatório, esta semana, que as obras de 9 dos 13 aeroportos que estão sendo readequados para a Copa de 2014 não ficarão prontas a tempo.

A maioria das reformas vai terminar somente em cinco, seis, sete anos, ou seja, bem depois do encerramento do mundial. Os aeroportos que mais têm problemas com o cronograma de obras são: Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Os aeroportos de Curitiba, do Galeão no Rio de Janeiro e do Recife devem ficar prontos a tempo da Copa do Mundo, desde que não acontecem atrasos na obra. E isso no Brasil é quase impossível. As obras no aeroporto de Natal não têm pevisão de conclusão.

Outro dado alarmante do relatório do Ipea. Ainda que as obras fossem concluídas antes do Mundial, a situação dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 continuaria de sobrecarga.

Segundo o estudo, 10 dos 13 aeroportos em obras por causa da Copa estarão operando acima de sua capacidade no ano do evento, ou seja, não vão dar conta da demanda.

Então, se você estiver pensando em viajar de avião pelo Brasil durante a Copa, saia três ou quatro dias antes, com muita paciência e boa vontade ou vá de ônibus ou carro, que é bem mais garantido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário